Retargeting: O que é e?
Traduzindo o termo literalmente do inglês seria algo semelhante a “remirar”, trazendo para o marketing, retargeting é uma forma de re-impactar pessoas que em algum momento tiveram contato com sua marca, produto ou serviço, ou seja, apresentar-lhes novamente anúncios relacionados ao que esses usuários demonstraram interesse anteriormente.
Com milhões de sites em operação e outros milhares sendo lançados todos os dias, tornou-se quase impossível para empresas menores atrair visitantes sem publicidade online. Você não está mais competindo apenas com empresas semelhantes em seu local, mas globalmente também. E, embora até as grandes marcas já tenham sido céticas em relação à publicidade online, o AdWords do Google e a publicidade nas redes sociais adequadas provaram ser muito poderosos. Com a estratégia de publicidade certa, você pode promover sua empresa para as pessoas exatamente quando elas estão procurando uma empresa como a sua e para aqueles que compartilham dados demográficos com seu público existente.
Mas mesmo se seu anúncio atingir o alvo e as pessoas clicarem nele, 96-98% dos visitantes não estarão prontos para comprar: eles estão apenas navegando ou pesquisando. Outra maneira de ver isso é que, de cada 100 visitantes do seu site, apenas 2 a 4 deles realmente convertem – e isso inclui aqueles que clicaram em um de seus anúncios. Alguns podem marcar seu site e outros podem lembrar o nome da sua empresa. Mas se eles são como eu, eles nem conseguem se lembrar onde colocaram as chaves do carro cinco minutos depois de chegar em casa, então por que você deveria contar com eles para lembrar de sua empresa quando estiverem prontos para comprar?
Felizmente, há uma maneira de contornar isso, uma maneira de manter sua empresa como a prioridade dos visitantes anteriores de seu site enquanto eles navegam em outros sites e de induzi-los a retornar ao site e, com sorte, realizar a conversão. Isso pode ser alcançado por meio de retargeting – às vezes chamado de remarketing – e, embora o processo possa parecer um pouco complicado no início, na verdade é bastante fácil de implementar e de se beneficiar.
Uma breve explicação de redirecionamento
Mesmo se você não estiver familiarizado com o que é retargeting, você já deve ter sido exposto a ele, apenas navegando na internet e usando as mídias sociais. Você viu o retargeting em ação toda vez que visitou um site ou visualizou determinados produtos ou serviços online e, em seguida, notou anúncios para esses produtos, serviços ou marcas de site ao visitar outros sites. Às vezes, pode parecer que a marca está seguindo você, e isso não está muito longe do que está acontecendo.